Está acompanhando nosso conteúdo sobre a aposentadoria dos profissionais da área química? Que bom ter você aqui com a gente.

O texto de hoje reflete uma das maiores dúvidas que recebemos: Dr., quais documentos eu devo apresentar para o INSS dar minha aposentadoria?

Diante disso, iremos apresentar os principais documentos para a aposentadoria especial dos profissionais da área química. Fique ligadinho ai…

1 – CARTEIRA DE TRABALHO

A Carteira de Trabalho é por excelência um dos documentos mais importantes para sua aposentadoria. Assim, tudo o que estiver anotado nela deve ser avaliado pelo servidor do INSS. Ou seja, inclusive anotações de recebimento de adicional de insalubridade ou periculosidade.

2 – HOLERITES

Os holerites ou contracheques são instrumentos de provas, pois, além de se comprovar o trabalho e o recebimento de adicionais, pode te ajudar a aumentar o valor da sua aposentadoria.

Na medida em que o INSS concede as aposentadorias em decorrência das suas contribuições, muitas das vezes o seu empregador não as informa. Dessa forma, o INSS apenas considera um salário mínimo da época. Portanto, com os holerites, você consegue uma revisão.

3 – PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO – PPP

O documento para a aposentadoria especial ou comum do profissional da área química que o INSS exige, é o PPP.

Mas o que significa esse documento? O PPP é um formulário do INSS, mas preenchido pela empresa que constará como era seu trabalho. Além disso, deverá ter os fatores de risco, ou seja, ruído, produtos químicos, agentes biológicos, calor, frio, etc.

Deve conter todas essas informações, e devidamente assinado pelo responsável.

Temos um texto, SOBRE COMO CONSEGUIR O PPP NAS EMPRESAS.

4 – LAUDOS TÉCNICOS FEITOS NA EMPRESA OU EM PROCESSOS JUDICIAIS

Para que sua aposentadoria seja concedida, é importante verificar a existência de laudos técnicos. Esses laudos podem ser os diretamente obtidos na empresa, por exemplo: LTCAT, PPRA.

Existem os laudos que ex-colegas de trabalho possam ter. São aqueles que entraram com processo na Justiça do Trabalho, ou já pediram a aposentadoria e conseguiram somente na Justiça.

Todos esses laudos servirão para seu pedido. Inclusive se você mesmo entrou com processo na Justiça do Trabalho, será importante juntar na sua aposentadoria.

5 – FOTOS E VIDEOS

Muitos dos nossos clientes nos mostram fotos do local de trabalho. E isso pode servir como prova para que o juiz veja onde trabalharam. Assim, se você tirou fotos do seu local de trabalho, ou se fez videos, podem ser provas importantes.

EM CONCLUSÃO

Portanto, inúmeros são os meios de se comprovar seu direito a aposentadoria especial. Assim, aqui você conferiu apenas alguns exemplos onde o profissional especializado irá te ajudar a buscar mais provas.

Espero que tenham gostado.

Um abraço, e logo mais sai outro texto.

Deixar uma resposta