Buscar
  • Denis Coltro

COMO CONSEGUIR O PPP PARA O PROFISSIONAL DA ÁREA ELÉTRICA

Você deve conseguir o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário – para ingressar com a sua aposentadoria especial

Como conseguir o PPP é um dos principais obstáculos para quem quer a aposentadoria especial. O PPP é o documento principal para provar a exposição à eletricidade.

Primeiramente, é importante destacar os benefícios da aposentadoria especial do profissional que trabalhou com eletricidade. Nestes casos, é possível aposentar com 25 anos de contribuição e com renda mensal melhor do que na aposentadoria comum.

Tendo trabalhado com eletricidade, será necessário comprovar essa situação perante o INSS. O PPP é o documento através do qual se faz essa comprovação. Ele é um formulário padrão do INSS em que o empregador informa todas as condições de trabalho de seus empregados.

O empregador tem a obrigação legal de fornecer esse documento devidamente preenchido. Todavia, nem sempre as empresas cumprem facilmente esta obrigação.

Muitas empresas não colocam obstáculos no fornecimento deste documento. Assim, basta solicitar no departamento pessoal da empresa.


(o texto continua após a imagem)



Entretanto, se a empresa não fornecer, há algumas saídas. Primeiro, um novo pedido (e agora, por escrito) deve ser feito para a empresa. Com isso, há como comprovar para o INSS que o empregado tentou obter a documentação necessária.

Dessa forma, é até mesmo possível ingressar com uma ação para obrigar a empresa a fornecer o documento. Isto é muito raro acontecer, pois se a empresa percebe que será processada, acaba por entregar o PPP.

E se a empresa faliu?

Se acaso a empresa estiver em processo de falência, será necessário descobrir quem é o Síndico da falência e então fazer o pedido do PPP.

Em suma, conseguir o PPP é muito importante para obter a concessão de uma aposentadoria especial. O PPP deverá estar devidamente preenchido, conforme tratamos no texto Os Segredos da Aposentadoria Especial na Área Elétrica.


54 visualizações0 comentário