INSS NEGOU MINHA APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA, E AGORA? 

Compartilhe

INSS NEGOU MINHA APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA, E AGORA?  - Ação Judicial para Aposentadoria Especial

“INSS negou minha aposentadoria especial da área elétrica”, é uma expressão que ouvimos e lemos constantemente dos nossos clientes e inscritos. Em vista disso, decidimos trazer um texto completo, com tudo o que você precisa saber.

Então, para ajudar na leitura seguiremos esse roteiro:

  • O QUE DEVO FAZER ANTES DE ENTRAR COM PEDIDO DA APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA NO INSS?
  • COMO PEDIR A APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA?
  • INSS TEM PRAZO PARA DECIDIR MEU PEDIDO?
  • INSS NEGOU MINHA APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA, E AGORA?
  • EM CONCLUSÃO…

Antes de mais nada, sempre busque o apoio de um advogado previdenciário, para que avalie seu caso. 

INSS NEGOU MINHA APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA, E AGORA?  - Ação Judicial para Aposentadoria Especial

Não se esqueça também de seguir a Advocacia Lucas Tubino em todas as redes sociais, e se inscreva no nosso Canal do YouTube! 

Feito isso, vamos ao nosso conteúdo…

O QUE DEVO FAZER ANTES DE ENTRAR COM PEDIDO DA APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA NO INSS?

De maneira precipitada, segurados que acreditam ter cumprido o direito a aposentadoria da área elétrica, agendam e juntam os documentos no MEU INSS, sem ao menos passar por uma avaliação técnica. E isso está incorreto, não se pode ir pedir a aposentação acreditando apenas na simulação do sistema da Previdência Social.

Com isso, ANTES DE ENTRAR COM PEDIDO DA APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA, ou OUTRA APOSENTADORIA MAIS VANTAJOSA, você deve:

1 – Juntar toda a documentação que comprova o seu trabalho. Ou seja: carteira de trabalho, carnezinho de contribuição, documentos da insalubridade ou periculosidade (PPP, LTCAT, LAUDOS PARADIGMAS – tudo para provar os agentes prejudiciais à saúde ou integridade física), baixar o CNIS completo do sistema do MEU INSS;

2 – Procurar um advogado especialista em previdenciário, para que faça um cálculo específico, e saiba exatamente o tempo de contribuição, a realidade das provas, e por consequência, lhe dê um respaldo melhor sobre ter ou não direito.

Perceba a IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE antes de pedir a aposentadoria. Pois nesse primeiro momento, já é possível identificar as dificuldades que serão enfrentadas.

De uma vez por todas: O PEDIDO DE APOSENTADORIA NO INSS EXIGE CADA VEZ MAIS DE ESPECIALIDADE, e não APENAS JUNTAR CARTEIRA DE TRABALHO E PPP. É necessário a avaliação criteriosa desses documentos.

Leia nosso texto: COMO ESTÁ A APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA EM 2023?

COMO PEDIR A APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA?

A partir do momento que já sabe EFETIVAMENTE a probabilidade do seu direito, e o possível valor de sua aposentadoria, é o momento de ir “bater às portas do INSS”. Mas na verdade, só em último caso a Agência do INSS presencial é acionada, pois agora tudo se pede pelo computador.

Sim, isso mesmo SEM A SENHA DO MEU INSS, é impossível pedir sua aposentadoria. Essa senha do MEU INSS é a mesma do gov.br. Se acaso não consiga fazer a distância, precisará ir até uma Agência da Previdência Social.

Em posse dessa senha, você precisará digitalizar toda sua documentação. Essa digitalização DEVE SER FEITA colorida, cuja finalidade é o servidor verificar a autenticidade deste documento.

Após isso, é colocado no sistema do MEU INSS nos serviços aposentadoria por tempo de contribuição, irá entrar para uma filha nacional. E daí é só aguardar. Não tem um prazo.

INSS TEM PRAZO PARA DECIDIR MEU PEDIDO?

No tocante ao tempo para decidir, essa situação é a mais delicada dentro do INSS. Isso pelo fato de que pela LEI o INSS precisaria finalizar a análise em 30 dias e conceder e implantar em até 45 dias. Mas isso não acontece na prática. Demora anos para finalizar um pedido de aposentadoria especial da área elétrica no INSS.

Constantemente vemos na televisão uma fila gigantesca de espera do INSS. E isso é uma verdade. E um dos motivos dessa espera infindável, é que muitos solicitam benefícios do INSS sem saber se realmente tem direito. Nesse vídeo aqui falei um pouco dos motivos: Entenda a fila de análise do INSS – Por que tanta demora?

Em contrapartida, existem casos que se reconhece em minutos ou dias. Isso ocorre quando tudo está certinho no CNIS e no sistema do INSS. Nos casos do reconhecimento de tempo especial, e averbação de algum período não anotado no sistema do INSS, tende a demorar mais, pois precisa passar por perícia ou até mesmo uma audiência dentro da própria Agência do INSS.

Após toda a demonstração do seu direito para um dos servidores do INSS, é hora de esperar a sua decisão. E pessoal, na dúvida no momento de análise do seu caso, o servidor negará seu pedido.

Se o INSS negou minha aposentadoria especial da área elétrica, começará a possibilidade de recursos.

INSS NEGOU MINHA APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA, E AGORA? 

Como abordado acima, cabe ao servidor dar uma decisão no seu processo. Ele pode aceitar seu pedido, como pode negar.

Se aceitar seu pedido, é necessário verificar se houve a concessão da aposentadoria especial da área elétrica. Se não, deve avaliar se realmente a aposentadoria aplicada ao seu caso é a mais vantajosa. Busque o apoio de um advogado previdenciário. Pois aqui pode caber revisão.

Leia nosso texto:  3 DOCUMENTOS PARA TRANSFORMAR SUA APOSENTADORIA COMUM EM ESPECIAL

Distintamente a decisão acima, o INSS pode negar seu pedido de aposentadoria. E nesse caso, sempre indicamos a necessidade do advogado previdenciário. 

O primeiro motivo é: melhor ainda recorrer dentro da própria Previdência Social, ao invés de já ir para a Justiça, pois, dependendo do seu caso e documentos, o julgamento poderá ser desfavorável, e nunca mais irá poder discutir esse tempo especial. É o que chamamos na Justiça de Coisa Julgada.

O segundo motivo é: existem casos (e por isso estou escrevendo assim, o que demandaria avaliação do seu caso concreto) em que o Conselho de Recursos da Previdência Social reconhece alguns direitos.

Em todos os casos, é melhor esperar dentro da via administrativa, o valor dos atrasados dar mais que 60 salários mínimos, pois, irá para uma Justiça que avalia melhor as provas.

Por fim, dois caminhos são os possíveis se o INSS negou minha aposentadoria especial da área elétrica: RECORRER DENTRO DO PRÓPRIO INSS ou ENTRAR COM AÇÃO NA JUSTIÇA.

Veja este vídeo: Como funciona o processo no INSS? Requerimento judicial de aposentadorias

EM CONCLUSÃO…

Portanto, se o INSS negou minha aposentadoria especial da área elétrica for sua realidade, busque o apoio de um advogado, pois esse é um momento delicado, e deve ser tratado com a maior técnica possível.

INSS NEGOU MINHA APOSENTADORIA ESPECIAL DA ÁREA ELÉTRICA, E AGORA?  - Ação Judicial para Aposentadoria Especial

Compartilhe
Adv Denis Coltro
Adv Denis Coltro

Advogado Previdenciário desde 2014, inscrito na OAB/SP 342.968. Formado pela UNIFUNEC (Santa Fé do Sul/SP).

Artigos: 230

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *