5 direitos perante o INSS e acidente do trabalho. O acidente de trabalho e direitos perante o INSS tem relação importante. O trabalhador que sofreu acidente do trabalho ou que tem doença adquirida no trabalho possui diversos direitos perante o INSS. Entretanto, frequentemente, tais direitos são desconhecidos pela maioria das pessoas.
Portanto, é importante relacionar os direitos previdenciários dos trabalhadores acidentados. É também importante esclarecer que os direitos de quem sofreu acidente do trabalho é igual daquele com doença adquirida no trabalho.
Assim, os principais direitos previdenciários para estes casos são:
1) APOSENTADORIA POR INVALIDEZ ACIDENTÁRIA
Se a incapacidade for total e definitiva para qualquer trabalho, passa a ter o trabalhador o direito ao benefício de aposentadoria por invalidez acidentária.
Porém, mesmo recebendo aposentadoria por invalidez, o INSS pode convocar o aposentado a qualquer momento para uma nova perícia. Nesta nova perícia, caso seja constatada a recuperação do segurado, a aposentadoria será cortada.
(o texto continua abaixo do vídeo)
2) AUXÍLIO-DOENÇA ACIDENTÁRIO
Se a incapacidade tiver como consequência uma incapacidade temporária (mais de 15 dias) para o emprego, passa a haver o direito ao auxílio doença acidentário. Assim, este benefício é concedido até que a perícia médica do INSS conclua que o trabalhador voltou a poder trabalhar.
Há muitos casos em que o INSS dá alta para o trabalhador sem que haja plena condição de trabalho. Portanto, o trabalhador deve ingressar com ação contra o INSS para pedir que o pagamento do auxílio doença acidentário volte a ser feito.
3) AUXÍLIO-ACIDENTE
Outra situação que acidente do trabalho e direitos perante o INSS tem grande importância para o trabalhador é quando a perícia médica do INSS dá a alta para o segurado quando ele ainda não possui plena condição de trabalho.
Se esta limitação é definitiva, mas a incapacidade para o trabalho não é total, tem o segurado o direito ao recebimento do auxílio-acidente. Neste caso, o trabalhador retorna à sua atividade profissional.
Leia nosso texto:
3 SITUAÇÕES EM QUE VOCÊ PODE IR DIRETO NA JUSTIÇA PEDIR SEU AFASTAMENTO DO INSS
Portanto, quem recebe esse benefício, pode voltar a trabalhar e continuar a receber o auxílio-acidente.

4) PENSÃO POR MORTE POR ACIDENTE DE TRABALHO
Pode o acidente do trabalho e a doença do trabalho acarretar a pior consequências possível: morte do trabalhador. Assim, os dependentes do trabalhador passam a ter direito ao recebimento do benefício de pensão por morte por acidente do trabalho.
5) REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
Há casos em que o trabalhador, ao receber alta do auxílio-doença, não pode voltar a exercer a mesma profissão. Nestes casos, o INSS deve reabilitar o trabalhador. Logo, no procedimento de reabilitação profissional, o INSS deve qualificar o trabalhador para que ele possa exercer outra profissão.
Enquanto o trabalhador está sendo reabilitado, o auxílio-doença continua sendo pago. Após ser considerado reabilitado, o trabalhador tem direito ao recebimento do auxílio-acidente.
Assim, em muitos casos o INSS não concede o benefício devido. Portanto, cabe aos segurados, nestes casos, ingressar com ação judicial para garantir o seu direito.
Logo, é importante saber sobre os direitos relativos ao acidente do trabalho e direitos perante o INSS, pois você pode estar deixando de receber aquilo que é devido.