Clicou nesse texto, e vou te ajudar a solucionar a pergunta de “como dar entrada na minha aposentadoria no inss”. Mas antes disso, peço que não deixe de ler todos os textos que já fizemos para os profissionais da área de vigilância. São assuntos que ajudarão no seu pedido de aposentadoria no INSS, e com certeza, no melhor benefício.

Em primeiro lugar, o INSS passou por uma virtualização. Ou seja, os pedidos que antes eram feitos lá na Agência ou Posto de Atendimento, agora são feitos pelo computador.

Por isso, você deve fazer a SENHA DO MEU INSS. Com essa senha conseguirá acessar seus dados no INSS, e fazer simulações de aposentadoria, valor de benefício e todos os demais serviços disponíveis. E um desses é o pedido de aposentadoria. E seus documentos deve ser todos digitalizados, e anexados nesse pedido. 

Já fizemos um texto para os profissionais da área química, explicando todos esses pontos. A explicação é aplicada para todos. 

aposentadoria
aposentadoria

PRECISO DIGITALIZAR TODOS OS DOCUMENTOS?

A resposta é simples: Sim.  Todos os seus documentos precisam ser salvos em formato pdf. Não basta tirar uma foto da Carteira de Trabalho, dos PPP e dos seus documentos pessoais. Tem que transformar essas em imagens no formato que mencionei, pois o sistema não irá aceitar, se for de outra maneira. 

Não se esqueça que todos os documentos devem ser coloridos, e bem legíveis. O servidor do INSS vai receber  e precisa ter condições de analisar todos e conseguir entendê-los. 

Se eventualmente você já tenha pedido algum benefício no INSS, e já juntou alguns documentos, peça para que o servidor avalie esses documentos. 

DEPOIS DE DIGITALIZAR OS DOCUMENTOS, QUAL O PRÓXIMO PASSO? 

O próximo passo a ser feito em como dar entrada na minha aposentadoria no INSS, é entrar no sistema do MEU INSS com sua senha. E ir no serviços agendamentos/solicitações. Nessa aba, selecione aposentadoria por tempo de contribuição. 

Dentro do INSS não existe o serviço de aposentadoria especial. O servidor do INSS deve analisar sempre o melhor e mais vantajoso benefício. E se você tiver direito a esta modalidade de aposentadoria, irá te perguntar se aceita ou não.

Lembrando que se ainda trabalha no ambiente insalubre ou perigoso, e conseguiu a aposentadoria especial, não poderá mais trabalhar nesse local. Deve se desligar ou pedir remanejamento. Somente deve trabalhar em ambientes sem a exposição a fatores de risco. 

Foi o que o STF decidiu no Tema 709. Clica aqui para saber mais: Possibilidade de percepção do benefício da aposentadoria especial na hipótese em que o segurado permanece no exercício de atividades laborais nocivas à saúde.

Ao selecionar o benefício, o próprio sistema dará várias perguntas para você responder, e após, anexar os documentos. 

aposentadoria
aposentadoria

POSSO LIGAR NO TELEFONE DO INSS SE FICAR COM DÚVIDAS?

Se não conseguir, ou se o sistema estiver fora do ar, poderá ligar no PREVFONE. Esse número é o 135, e está disponível para toda a população. Uma dica: ligue no sábado à tarde, pois o tempo de espera é bem menor. 

QUANDO DEVO PEDIR MINHA APOSENTADORIA NO INSS?

Já falamos em diversos textos e videos que, somente quando você COMPLETAR TODOS OS REQUISITOS É QUE DEVE PROCURAR O INSS. Por isso, se você acha que completou o tempo, tenha certeza em um primeiro momento.

Contudo, para que não paire dúvidas sobre seu tempo de contribuição busque o apoio de um advogado previdenciário. 

Temos um vídeo explicando as vantagens de se contratar um advogado online, no conforto de sua casa. Clica nesse link: ADVOGADO ONLINE: QUAIS AS VANTAGENS E COMO CONTRATAR

APOSENTADORIA
APOSENTADORIA

O INSS ESTÁ DEMORANDO MUITO PARA DAR UMA DECISÃO NO PEDIDO DE APOSENTADORIA?

Sim, não é um processo rápido. Seu pedido entra em uma fila nacional, sendo que os servidores que estiverem analisando seu caso, podem exigir mais documentos, podem alterar as tarefas até a decisão definitiva.

E se for uma decisão ruim, terá que recorrer. E ai demora mais ainda. 

Para te ajudar a entender a fila do INSS, veja nosso vídeo que é um sucesso: Entenda a fila de análise do INSS – Por que tanta demora?

EM CONCLUSÃO…

O pedido e o processo de aposentadoria especial ou a aposentadoria comum no INSS possui diversas atitudes, tanto por parte do segurado quando pelos servidores do INSS. Diante disso, só peça sua aposentadoria se tiver certeza dos seus argumentos, do seu tempo de contribuição. Busque o apoio de um advogado especializado em direito previdenciário para que analise com toda tecnicidade possível. 

Um abraço, e até a próxima!

APOSENTADORIA
APOSENTADORIA
Imagem padrão
Denis Coltro
Advogado Previdenciário desde 2014, inscrito na OAB/SP 342.968. Formado pela UNIFUNEC (Santa Fé do Sul/SP).
Artigos: 104

Deixar uma resposta