ANOTE AS DICAS PARA A PERÍCIA MÉDICA DO AUXÍLIO-DOENÇA NO INSS

VAI FAZER PERÍCIA NO INSS? SAIBA AS MELHORES DICAS PARA A PERÍCIA MÉDICA DO INSS E AUMENTAR AS CHANCES DE OBTER SEU BENEFÍCIO. Sua...
Compartilhe

VAI FAZER PERÍCIA NO INSS? SAIBA AS MELHORES DICAS PARA A PERÍCIA MÉDICA DO INSS E AUMENTAR AS CHANCES DE OBTER SEU BENEFÍCIO.

Sua perícia no INSS foi marcada ou está prestes a acontecer, não é mesmo? E está com dúvidas de como conseguir o afastamento pelo INSS? Com isso, elaboramos dicas para a perícia médica e aumentar as chances de deferimento do benefício de auxílio-doença.

O auxílio-doença é um dos benefícios do INSS. Além de necessitar de contribuição anterior ao requerimento junto ao INSS, é importante estar incapacitado.

Assim, para ter grandes chances de conseguir se afastar leve no dia da perícia médica:

DICAS PARA A PERÍCIA MÉDICA
DICAS PARA A PERÍCIA MÉDICA

Dicas para a perícia médica

  1. Chegue com 10 minutos de antecedência no dia marcado;
  2. Leve sua carteira de trabalho, ou carnês de contribuição;
  3. Leve seus documentos pessoais;
  4. JAMAIS esqueça dos documentos médicos;
  5. NUNCA ESQUEÇA de tirar cópias dos documentos médicos;
  6. Se for em decorrência de acidente de trabalho, leve a CAT;
  7. Se estiver trabalhando, leve a declaração de ultimo dia trabalhado devidamente assinada pela pessoa do RH.

Os documentos médicos são importantíssimos. Eles podem ser:

  1. Relatórios médicos;
  2. Atestados com mais de 15 dias de afastamento;
  3. Prontuário médico: deve ser solicitado no Hospital ou clínica onde faz tratamento.

(o texto continua abaixo do vídeo)

Portanto, com todos os documentos em mãos e com as cópias de tudo, monte uma pastinha. Leve os originais no dia da pericia médica e guarde as cópias em casa.

Comunique a empresa onde trabalha sobre a perícia.

É importante guardar cópias de todos os documentos médicos, pois o perito do INSS pode reter esses documentos. Se isso ocorrer, caso seja necessário usar esses documentos para nova perícia ou então para ingressar com um ação judicial, você os terá à disposição.

Mas há outras recomendações além de levar a documentação correta

Mas não só levar os documentos médicos é importante. Do mesmo modo, é muito recomendável explicar para o seu médico que você passará por uma perícia no INSS.

Dessa forma, ele poderá lhe orientar se há algum outro exame ou documento médico a ser levado na perícia. Além disso, no momento da perícia, não tente aumentar as demonstrações de dor ou de dificuldade de movimentos.

Caso o Perito do INSS entenda que você está demonstrando mais dor do que sente, pode achar que você está mentindo. Como resultado, isso pode inviabilizar o seu benefício.

Com essas dicas para a perícia médica do INSS você aumentará as suas chances de conseguir o seu benefício.

Após quantos indeferimentos devo ingressar com uma ação judicial contra o INSS?

Uma dúvida frequente é sobre o momento correto de ingressar com uma ação judicial contra o INSS para obter o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez.

É comum o segurado ter o seu benefício negado pela perícia médica e ficar remarcando perícias indefinidamente. Essa não é uma boa ideia.

Primeiro é importante esclarecer que é seu direito requerer quantas perícias no INSS quiser. Entretanto não recomendamos que perícias sejam marcadas reiteradamente.

Os peritos do INSS possuem acesso ao seu histórico de perícias. E ter muitos indeferimentos reduz drasticamente a sua chance de ter sua incapacidade reconhecida.

Ao ingressar com uma ação judicial, o INSS apresentará uma defesa. Do mesmo modo que você terá que apresentar todos os documentos médicos que comprovam a sua incapacidade para o trabalho, o INSS apresentará para o Juiz todos os documentos que ele possui que indicam que você está apto ao trabalho, ou seja, os laudos médicos produzidos pelos seus peritos de todas as perícias a que você se submeteu.

Por exemplo, se você se submeteu a cinco perícias, o INSS apresentará cinco laudos de seus peritos (podem ser cinco médicos diferentes). Todos estes laudos indicarão que você está capaz. Isso dificultará a atuação de seu advogado.

Portanto, pela lei, não há número máximo de perícias do INSS a que você pode se submeter. Porém, recomendamos que não seja mais do que duas.

Porém, se você já entrou com processo judicial contra o INSS, fica aqui uma orientação: nunca agende uma perícia médica no INSS sem antes avisar o seu advogado! Pode acontecer do seu processo judicial estar muito bem encaminhado e isso prejudicar o seu processo.

Não force o retorno ao trabalho sem estar plenamente apto.

Apesar de não ser relacionada diretamente ao dia da perícia médica no INSS, convém abordar este tema sempre que tratamos de dicas para a perícia médica do INSS.

É comum o trabalhador receber alta médica do INSS e tentar voltar ao trabalho, mesmo que não esteja totalmente apto. Compreendemos que a maior parte das pessoas retornam ao trabalho nestas condições por necessidade. Já que não terão mais o recebimento do INSS, precisam dos salários da empresa.

Contudo, esta situação traz um grande risco. Sempre que o trabalhador, após ter alta do INSS, ingressar com uma ação na Justiça, o INSS consultará suas contribuições previdenciárias e verificará se houve recebimento de salários. Com isso, o INSS alegará que não há incapacidade, pois o trabalhador se reapresentou na empresa e voltou a trabalhar.

É claro que sabemos que muitos trabalhadores partem para o sacrifício e voltam ao trabalho. Entretanto, habitualmente o INSS apresenta para o Juiz a prova que houve recebimento de salários e, com isso, alega que “Se recebeu salários, é porque está apto para o trabalho”.

Logo, nossa recomendação é que, na medida das peculiaridades do seu caso, somente retorne ao trabalho se estiver realmente apto. Para saber se está realmente apto, sempre consulte seu médico de confiança! Somente ele tem condições de saber isso!

Pouco adianta retornar ao trabalho, receber dias ou semanas de salários, voltar a ficar incapacitado e poder dar a entender que está apto.

 

Fizemos um texto muito importante:

RECEBO AUXÍLIO-ACIDENTE E O INSS ME CHAMOU PARA A PERÍCIA: POSSO PERDER MEU BENEFÍCIO?

dicas para a perícia médica
dicas para a perícia médica

Concluindo…

Portanto, siga sempre essas dicas para a perícia médica e tenha sempre todos os documentos com você. Suas chances de conseguir o benefício a que tem direito serão maiores.

Se você ainda tem alguma dúvida específica no seu caso, clique AQUI para podermos te ajudar.

Compartilhe
Denis Coltro
Denis Coltro

Advogado Previdenciário desde 2014, inscrito na OAB/SP 342.968. Formado pela UNIFUNEC (Santa Fé do Sul/SP).

Artigos: 216

74 comentários

      • Estou com um requerimento para aposentadoria da pessoa com deficiencia por tempo de serviço e a perícia médica está agendada para o dia 24/07.

        Ocorre que em requerimento anterior realizado em 2016 o meu pedido foi indefirido pois fui avaliado com o grau de deficiencia moderada e não computava 29 anos de contribuição em 2016.

        No entanto, neste ano completei 29 anos de contribuição necessáros para o grau de deficiência moderada e vou realizar nova perícia para atender exigência deste novo requerimento protocolado em 21/09/2018

        Assim sendo, por quê realizar nova perícia e ainda uma nova entrevista com o assistente social para avaliar o grau da deficiencia uma vez que já está evidenciado minha condição de deficiência definitiva.

        Tenho a cópia do processo de 2016 que está no sistema do INSS. Posso incluir a cópia nesta nova perícia e argumentar esta condição. O grau pode ser alterado para leve e meu pedido ser novamente indefirido? A deficiência é permanente e acho que o INSS deveria conceder meu benefício desta vez.

        Como devo ne comportar na nova perícia? Obrigado.

        • Olá Renato!

          Sim. Você pode apresentar o Laudo anterior, mas o INSS pode entender necessário realizar nova perícia.

          Se acaso o seu pedido for indeferido, se quiser, entre em contato conosco através do link https://materiais.lucastubino.adv.br/consultaprevidenciaria

          Assine nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCl7-QmjlxzxQh2ya8tfBckA
          Obrigado!

        • Ola boa tarde eu estou coma coluna duendo muito tenho tendinite no braco direito e a dor da coluna fica na perna direita e eu consigo o auxilio pelo inss e u to trabalhando e sou rejistrada faz 3 anos 9 meses eu nao aguento trab mais o que eu faco catia

  1. Ola.. eu tive meu auxilio doenca negado.. por falta dos 12 meses de contribuicao.. mas tenho doenca cardiopatia grave.. tenho ate marcapasso.. o que tenho que fazer agora.. tenho que fazer um recurso a junta.. que demora muito.. ou tem algo que posso fazer nesse meio tempo??

  2. Olá boa noite! Fui constatado com ernia de disco Na l4 é l5 estou fazendo o tratamento mas continuo com mesma dor o médico optou por fazer um infiltração na coluna, só que no risco cirúrgico a cardiologista não liberou por que no exame de coração deu 2 bloqueios. O que devo fazer na minha perícia que será dia 24 / 04 /19

    • Olá Wilame!
      Leve toda a documentação médica e siga os passos que informamos na nossa postagem.
      Caso seja negado pelo INSS, nos informe para ver o que poderemos fazer.
      No caso de negativa por parte do INSS, pode nos contatar pelo link abaixo (em que há maior grau de sigilo sobre o seu caso):
      http://lucastubino.rds.land/consultaprevidenciaria
      Obrigado e Boa Sorte!

    • Boa tarde, meu nome é Hermes Novaes. No dia 11/12/2018 ,sofri um acidente e tive uma fratura no úmero direto. Nesse período fu pro setor de regulagem para operar, a pois três meses fui chamado pra se apresenta no hospital INTO,
      Fui examinado e mandou pra fazer exames de imagem, rio x e recionancia, no dia 06/06 /19 passeio pelo médico e passou que não seria necessário operar por que passou muito tempo e não seria preciso operar porque já estava calcificando,mas não totalmente.
      Só que eu não estou em condições de voltar ao trabalho, pedi um laudo médico e a copia dos exames, e no hospital eles só dão copias não CDs, e não consegui tirar copia no papel
      Minha dúvida é: no dia da perícia da pericia médica do meu al cílio do ensa vai aceitar o meu CD pra ver o exames de imagem? hermesmoraes86@gmail.com email caso me responda. Obrigado.

  3. Boa tarde , fiz uma cirurgia dia 27/02/2019 , e fui ao inss 15/04/2019 , e a pericia foi negado ,marquei para o dia 24/04/2019 ,o que devo falar nessa pericia ? preciso muito do dinheiro, pois gastei muito .. meu contato é 79/988489267

  4. Tenho apenas o último atestado de 15 dias o anterior de dois dias está com a empresa e não consegui retirar. Terei algum problema? obrigada.

    • Olá Vera Lúcia!
      O ideal é que você retire esse documento para entregar para o INSS.
      De qualquer forma, das próximas vezes, tire cópia de todos os documentos que deixar na empresa e no INSS.
      Além disso, quando entregar atestados na empresa, peça para que eles assinem na sua via que receberam a outra via daquele documento.
      Boa sorte!

  5. Boa tarde, dia 18/04 sofri acidente de trabalho, oque acabou resultando em uma luxação no ombro, fui ao médico e o mesmo me atestou em 20 dias, pois o restante dependerá da perícia.
    Entrei em contato com a empresa e a perícia foi marcada para o dia 23/05, ou seja, 15 dias pós o vencimento do atestado médico, mas não tenho condições de voltar ao trabalho, pois exerço a função de entregador .
    Gostaria de saber se devo voltar a trabalhar, mesmo sem as condições ou tenho que procurar um médico para conseguir outro atestado de 15 dias.
    Muito obrigado pela atenção!!

  6. Boa tarde, dia 18/04 sofri acidente de trabalho, oque acabou resultando em uma luxação no ombro, fui ao médico e o mesmo me atestou em 20 dias, pois o restante dependerá da perícia.
    Entrei em contato com a empresa e a perícia foi marcada para o dia 23/05, ou seja, 15 dias pós o vencimento do atestado médico, mas não tenho condições de voltar ao trabalho, pois exerço a função de entregador .
    Gostaria de saber se devo voltar a trabalhar, mesmo sem as condições ou tenho que procurar um médico para conseguir outro atestado de 15 dias.
    Muito obrigado pela atenção!

  7. Boa tarde!
    Meu pedido de prorrogação no INSS por auxílio doença foi negado em 16/04. Estou aguardando 30 dias pra remarcar nova perícia em 16/05, data também em que irei fazer cirurgia no joelho, por isso a prorrogação do auxílio.
    Ocorre que, em Dez/2018 fui comunicada por e-mail que a empresa onde trabalho iria encerrar as atividades. Era uma empresa sem fins lucrativos e fechou sem fazer a rescisão de nenhum funcionário.
    Como devo marcar uma nova perícia se não vou conseguir um documento com a data do meu último dia de trabalho? Devo marcar como desempregada?

    • Boa noite! Fiz minha perícia médica dia 19 de março estou grávida e ñ estou abta para trabalhar e até hj ñ saiu o resultado, Eu ligo pro 135 ou entro no site ñ consta nenhum resultado , e ñ posso ir a agência pq está fechada por conta do covid 19 , oque devo fazer? Vou ficar sem receber todo esse tempo q espero por respostas ???

      • Boa tarde Juliana!

        Após a perícia, constará no sistema do MEU INSS na aba "resultado de perícia", se foi deferido ou indeferido.

        Muito estranho não estar lá.

        Qualquer coisa, precisa de um advogado para ingressar judicialmente.

  8. Olá, estou afastado a quase dois meses devido um diagnóstico de Distima (Depressão Moderada), onde o meu Psiquiatra me afastou devido a esse diagnóstico.
    Realizei a perícia ontem e meu pedido de Auxílio Doença foi indeferido, levei todos os documentos necessários, receitas médicas, laudo do Psiquiatra e o "perito" não pediu nada, pegou o laudo do Psiquiatra, a carta da empresa com o último dia trabalhado e não fez mais nada. Nem sequer fui examinado, como consta no documento indeferido de que fui "examinado" pelo perito.
    Agora não sei o que fazer, pois estou sem dinheiro e não recebi alta para retornar o trabalho.

    O que fazer a partir de agora?

    • Olá Danilo!
      Você terá que entrar com um recurso no próprio INSS ou então ingressar com uma ação judicial.
      Veja nossa postagem sobre esse assunto https://www.lucastubino.adv.br/2018/10/15/auxilio-doenca-indeferido-o-que-fazer/
      Se quiser (e não tendo algum advogado cuidando do seu caso), pode nos enviar detalhes do seu caso através do link abaixo (nele é possível expor seus dados e informações com maior grau de sigilo):
      http://lucastubino.rds.land/consultaprevidenciaria
      Obrigado!

    • Bom dia tem um ano e nove mês quê saí da firma foi feito um acordo judiação foi parcelas de vinte e quatro meses dia vinte e quatro de outro eu faturei o pé eu tenho dereito a auxílio doença eu tenho tds os documentos do acordo se eu marca uma perícia qual os documentos que eu tenho que leva eu tenho o atestado médico que ele me deu por noventa dias eu trabalho em casa de costura eu preciso de uma orientação mais eu não trabalho mais na firma trabalhava em São Paulo agora moro na Bahia o que fazer

  9. bom dia ,estou com varicocele bilateral , e não posso mais pegar peso, já que trabalho como ajudante de motorista de deposito de construção , gostaria de saber se é obrigatório um laudo para conseguir me afastar !? obs: peguei mais de 17 dias de atestados ,porém dois são com cid: varizes escrotais e os outros sao de disfunção testicular , a empresa ja marcou perícia so que ainda não consultei com um médico especialista (urologista) , eu só fiz o exame de ultrasom com dopler onde foi constatado a doença !
    estou aguardando a consulta com urologista através do SUS , so que demora muito , alem do mais apos esta consulta que o médico pode me encaminhar a cirurgia , mesmo sem o laudo eu consigo o afastamento ?

  10. Boa noite sou iara ..tenho etnia de disco fiz cirurgia a 7 anos mas a dor continua e tenho fibrose faço perícia mas sou liberada para o trabalho ..então vou pra judicial ..demora meses pra conseguir ...nesse tempo fico sem nada de dinheiro sem remédio e com dor ..por todo esse tempo brigando pelo meu direito eu tenho direito numa aposentadoria?...tenho outros problemas de saúde..braços..burrices cervical...etc..por favor me orienta...o

  11. Boa noite, depois de quatro meses de benefício, o perito me deu mais 2 anos de LM, com esse período posso me aposentar por invalidez.?

    • Olá!

      Somente se aposentará por invalidez se entrar com uma ação judicial, pois na via administrativa é muito difícil conceder.

      Tem que provar a incapacidade total e permanente para se aposentar por invalidez.

  12. Oi bom dia...sofri um acidente de trabalho há 10 dias ouve lesão tomei 32 pontos na.perna o papel do CAT ainda não foi preenchido pelo médico estou sem trabalhar desde o dia do acidente e sem atestado e sem passar pela.pericia amanhã Vou tirar os.pontos o que devo fazer tomei 18 pontos por dentro e12 por fora .

    • Olá!

      Converse com o médico para fazer a CAt, ou ligue na empresa.

      Tem que fazer se foi acidente do trabalho.

      Após isso, é necessário agendar uma perícia médica. Se demorar a CAT, já agende a perícia médica.

  13. Bom dia dr. Eu tenho varios laudos com cid diferentes porem todos de consequências da mesma doença ou seja a fibromialgia quem tem o cid M79.7 e tenho cid de depressão f32 e f43.1, sidrome do manguito rotador m751, dor articular m255 e asma j45.9 e j30.3, tenho condições de auxilo doenca ou aposentadoria? Devo levar todos oa laudos com os cid diferentes isso pode facilitar ou prejudicar? Só sei que sinto dores e falta de ar todos os dias, mais a noite e ao acordar. Fora a insônia que tenho. Agradeço desde já.

    • Olá Neto, tudo bem?

      A fibromialgia por si só não gera benefício por incapacidade. Mas ela atrelada a outras condições, pode ser que sim.

      Agende uma perícia, e leve toda essa documentação. Assim, o perito terá condições de avaliar você.

      Não se esqueça que após a decisão, deverá procurar um advogado.

  14. Se o meu medico me der alta antes do prazo de tempo que o perito do inss me deu, o que tenho que fazer?. Voltar pra o trabalho ou esperar terminar o tempo dado pelo inss. E o que posso perder com isso?

  15. Olá, meu atestado acaba dia 30/12, antes do dia marcado para perícia que é 09/01 e não me sinto bem para voltar, já marquei a consulta com minha médica que será no dia 08/01, como diz no post não é bom voltar sem se sentir apto a trabalhar, gostaria de saber se esses dias entre 30/12 e 08/01 serão pagos pelo inss se eu não retornar?

  16. Tive um infarto agudo do miocardio em 2017, estava trabalhando quando ocorreu, no Incor fiz o procedimento de angioplastia com 2 stend e tive uma trombose de stend , faço ainda tratamento com vários remédios, possuo angina instavel e hoje estou desempregada, ao solicitar auxilio doença foi negado e marquei nova perícia presencial para esse mês, minha próxima consulta no médico será em setembro....tenho relatório medico,receitas de medicamentos que tomo, filipeta informando a data de exames e consulta e prontuário médico solicitado em ourubro de 2019....fora isso tenho hematomas que aparecem toda vez que forço em trabalhos simples como varrer a casa, caminhar o mínimo que seja e cansaço. ....como proceder nessa perícia? Será que consigo esse auxilio?fui demitida em janeiro de 2020 , contribuía com o pagamento pelo inss,possuo mais de 10 anos de contribuição e utilizei meu seguro desemprego que encerrou nesse mês.Tenho chance de conseguir esse auxilio?

  17. Bom dia, meu amigo fez um requerimento de auxílio doença pelo Meu INSS e enviou os atestados médicos. Após análise, foi concedido o adiantamento de R$1.045,00. Diante da falta de informações, se deveria voltar ao trabalho ou aguardar a perícia em casa, ele preencheu novo requerimento de perícia, que foi negado. Como fica agora o caso dele? Deve recorrer, ou ainda está valendo o primeiro requerimento, e ele deve aguardar a perícia? Pois ele ainda não está bem. Obrigada.

  18. Boa tarde, sou cardiopata e tive um infarto em 2012, de la pra ca venho fazendo acompanhamento médico e já tive que fazer mais 2 angioplastias com a implantação de mais 10 stents. Solicitei o beneficio junto ao INSS e na primeira perícia foi negado, esperei os 30 dias e solicitei nova perícia que foi deferida por 3 meses, em seguida agendei nova pericia e me foi dado mais 6 meses que vencem em agosto. Procurei uma advogada que entrou na justiça requerendo pagamento dos meses que foram negados. A pergunta é a seguinte: Eles podem me conceder aposentadoria por invalidez permanente? Em agosto tenho que agendar nova perícia. Com este processo posso ser prejudicado ?
    Obrigado.
    att.

  19. Oi fiz uma cirurgia de hérnia inquinal e agora evolui para dores nos nervos me impossibilitando de exercer minhas funções no trabalho já lancei um laudo no INSS foi negado lancei outro se negare de novo o que devo fazer pois não estou conseguindo fazer nada nem andar direito

  20. Olá!

    Para fins de comprovação no cumprimento de exigência, como se faz para confirmar que a pessoa apresenta uma deficiência, por exemplo, desde 2000, porém seu primeiro exame realizado foi somente em 2010?
    No caso, de 2000 a 2009 não foi realizado nenhum exame (tecnicamente não tem uma prova, embora a deficiência já existia nesse período).

    Qual seria o melhor caminho?

    • Bom dia! Nesse caso deve ser fixada a data de inicio da incapacidade. Lembrando que incapacidade não se confunde com deficiência. Diante disso, a falta de documentos anteriores é um grande problema nesses tipos de aposentadoria.

  21. Boa tarde! Fiz a perícia médica e o resultado foi indeferido, por perda de qualidade de segurado. Sou funcionária pública contratada e no meu contracheque é descontado o INSS. Então, se possível, gostaria de entender, porque a resposta foi indeferida.

    • Bom dia Sra. Simone, tudo bem? Nesse caso, pode ser que não estejam repassando o INSS, mesmo que haja o desconto. Para sabermos certinho, precisa ver como está o seu CNIS, que a sra pode baixar pelo MEU INSS. Converse com nossa equipe pelos telefones.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.