Compartilhar nas Redes Sociais

O advogado trabalhista é o profissional especialista que defende os interesses do seu cliente, seja o empregado ou o empregador.

No caso do advogado trabalhista do trabalhador, ele pode prestar diversos tipos de auxílio.

Ele pode prestar consultoria ao trabalhador sobre o seu contrato de emprego e sua relação com o empregador (inclusive nos casos em que o empregado ainda está na empresa). Assim pode verificar se a legislação está sendo cumprida adequadamente pela empresa. Quando o empregado ainda está na empresa, pode ser orientar a como (dentro da lei!) resguardar seus direitos.

O advogado trabalhista do empregado também pode analisar toda a documentação e histórico do trabalhador e verificar se acaso existem direitos a serem reivindicados na Justiça.

Também pode verificar se vale a pena ingressar com uma ação na Justiça.

E isso é muito importante. Muitos direitos são de desconhecimento do trabalhador. Assim é muito comum quem trabalhe por anos na mesma empresa e não sabe que diversos direitos estão sendo desrespeitados. Há casos que os valores que são devidos são expressivos, sem que esse trabalhador jamais tivesse suspeitado de alguma irregularidade.

Por outro lado, existem casos em que o risco é muito alto e o retorno financeiro é muito baixo e, assim, não ser interessante partir para a Justiça. Mas para isso você precisa conversar com o seu advogado trabalhista.

consulta advogado
Consulte-nos!

Eu corro o risco de perder o processo e pagar o advogado da empresa?

Muito “terrorismo” tem sido feito sobre esse tema.

A Reforma Trabalhista em 2017 alterou diversas regras das ações trabalhista. Uma é que quem perde o processo tem que fazer o pagamento de honorários para o advogado da outra parte. Mas em poucos casos isso acontece e essa situação deve ser avaliada com o seu advogado trabalhista.

Nos casos de trabalhadores desempregados e dos que recebem salário de menos de R$ 2.335,78 (valor válido para o ano de 2019) a Justiça do Trabalho concede isenção de custas e honorários e, portanto, nada se paga, mesmo que o processo seja perdido.

Por outro lado, para quem recebe acima de R$ 2.335,78 de salário e perder totalmente a ação, há sim o risco de ter que pagar honorários para o advogado da empresa. Contudo o que ocorre na maioria dos casos, é que vários direitos são pedidos pelo trabalhador. Mesmo quando alguns direitos não são reconhecidos, outros são sim reconhecidos e geram retornos financeiros suficientes a pagar todos os eventuais custos do processo.

Também nos casos em que é feito acordo não há necessidade de pagar os honorários da parte contrária.

Mas para isso, é importante conversar com o seu advogado trabalhista. Certamente ele vai lhe orientar do risco, mesmo porque não convém ao advogado trabalhista ingressar com ações que ele sabe que não vai ganhar.

COMO O ADVOGADO TRABALHISTA PODE TE AJUDAR A RECEBER UM BENEFÍCIO MELHOR DO INSS?

Ao serem reconhecidos os direitos do trabalhador na Justiça do Trabalho, por conseqüência a empresa é obrigada a fazer os pagamentos sobre os valores sobre os quais foi condenada a pagar. Portanto, o INSS recebe mais contribuições. Essas contribuições vão para a conta do empregado que, ao receber um benefício do INSS, terá que considerá-las.

Só para exemplificar, se o trabalhador recebeu horas extras na Justiça, a contribuição do INSS sobre essas horas extras vão para o cálculo da sua aposentadoria que, consequentemente, terá maior valor.

Sobre isso tratamos em uma outra postagem: AÇÃO TRABALHISTA PODE AUMENTAR O VALOR DA APOSENTADORIA.

EM RESUMO…

Sempre que você tiver dúvidas sobre seus direitos na empresa, é importante conversar com um advogado trabalhista.

Aliás, sempre que sair de uma empresa, convém consultar um advogado trabalhista para verificar se todos os direitos foram pagos corretamente. Se acaso houver algo de errado, você saberá quais os riscos e vantagens de pedir seus direitos na Justiça.

Como vimos, com o reconhecimento dos seus direitos, você pode até mesmo melhorar o valor de sua futura aposentadoria.

Se acaso você tiver alguma dúvida ou precisar de auxílio, clique na imagem abaixo.

consulte um advogado
consulte-nos!
ADVOGADO TRABALHISTA: EM DEFESA DOS DIREITOS DO TRABALHADOR
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *