Compartilhar nas Redes Sociais

O advogado previdenciário é o especialista em ações relativas à Previdência. Este profissional pode atuar para defender os interesses de seus clientes relativos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) como em relação aos Regimes Próprios de Previdência, que são aqueles específicos do serviço público (União, Estados, Municípios e Distrito Federal).

Dessa forma a atuação pode ocorrer tanto na esfera administrativa, ou seja, diretamente no órgão previdenciário, como na Justiça. Isto é, se acaso o segurado não consegue o seu benefício diretamente no órgão previdenciário, lhe é assegurado o direito de ingressar com ação na Justiça para discutir o seu direito.

QUAIS AS VANTAGENS DE CONTRATAR UM ADVOGADO PREVIDENCIÁRIO?

A legislação previdenciária é muito complexa e constantemente é alterada pelo Governo. Por isso, dentro dos próprios órgãos previdenciários, por exemplo, no INSS, há controvérsia de como a lei deve ser interpretada.

Isto faz com que, inclusive, agências diversas do INSS reconheçam direitos de modo diverso. Além disso é muito comum o Poder Judiciário interpretar a lei de modo diferente do que faz o INSS.

Assim, é comum vermos o INSS negando aposentadorias que, logo após, são reconhecidas pela Justiça.

Para garantir e defender os interesses do INSS, o Governo conta com advogados especialistas que o defende. Entretanto, muitas vezes, os cidadãos não se consultam com advogados previdenciários e acabam ficando em posição de extrema desvantagem.

Diariamente vemos casos de aposentadorias em valor menor do que o devido, aposentadorias negadas, auxílios doenças indeferidos (mesmo quando não há condições de trabalho), entre diversas outras situações que trazem prejuízo aos cidadãos.

Ou seja, muitos casos poderiam ter um final diferente se houvesse a assessoria de um advogado especializado.

Frequentemente as pessoas pensam que o advogado previdenciário é capaz de acelerar ou fazer o processo passar na frente dos outros, mas, entretanto não é assim. Com a apresentação da documentação correta, nos prazos corretos e atendendo todos os requisitos da lei, o processo andará normalmente e dessa forma terá sua tramitação agilizada.

Contudo, jamais se pode esperar que o advogado previdenciário consiga “furar fila” ou algo do tipo. Isso seria ilegal.

Por outro lado é possível agilizar o processo através da concessão de tutela antecipada. No entanto este procedimento nem sempre é recomendável (em relação a este assunto temos uma postagem específica que você pode consultar AQUI).

COMO UM ADVOGADO PREVIDENCIÁRIO PODE TE AJUDAR?

A atuação do advogado previdenciário pode abranger muitas situações. Exemplificando…

  • pode te auxiliar no requerimento de benefícios perante o INSS pois o advogado saberá o melhor momento a fazer o seu pedido, o melhor benefício a ser requerido e os documentos corretos a apresentar;
  • pode te auxiliar na concessão judicial de benefícios. Mas o que é isso? A concessão judicial ocorre quando o INSS não concede a aposentadoria, pensão ou auxílio espontaneamente. Assim é necessário fazer uma ação judicial.
  • também pode te auxiliar a verificar se o seu benefício está sendo pago em valor correto. A maior parte dos benefícios possui erros de cálculo. Portanto, é importante fazer um recálculo do benefício e, caso detectado algum erro, fazer o pedido de revisão (importante destacar que há revisões em que o aumento do benefício é muito significativo).

EM RESUMO…

As aposentadorias, auxílios e pensões vão lhe acompanhar e ser sua fonte de renda por muitos anos. Portanto, qualquer erro na hora de requerer este benefício pode lhe causar prejuízos que se estenderão por muitos e muitos anos…

Se acaso você tiver alguma dúvida ou precisar de auxílio, clique na imagem abaixo.

advogado previdenciário
Consulte-nos!
ADVOGADO PREVIDENCIÁRIO: AÇÕES CONTRA O INSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *